Identidade visual, Marca e Branding – Não são a mesma coisa – As principais diferenças entre os três pilares

Identidade visual, Marca e Branding – Não são a mesma coisa – As principais diferenças entre os três pilares

Os termos identidade visual, marca e branding inúmeras vezes são confundidos e até comparados ou até mesmo tem quem acredite que sejam sinônimos. Porém não. E te explicaremos cada um de uma forma que não haverá mais confusão e que fique claro como na verdade um agrega ao outro.

A IDENTIDADE VISUAL é composta por elementos visuais (cores, tipografia, texturas etc.). Um desses elementos é a logo, que é conhecida como a assinatura da marca ou empresa. Normalmente é por meio da logo que nascem os de mais projetos, porém é importante destacar que identidade visual não é somente a logo.

Quando tratamos de MARCA, há duas possíveis definições e uma complementa a outra. A marca é um símbolo gráfico visual que representa algo, tem como função identifica-la e distingui-la no mercado das de mais. Ainda, a marca é definida como um conjunto de valores, percepções e experiências que ela representa para o público.

Por fim, entra a ferramenta de BRANDING, que consiste basicamente em um trabalho de estratégias para alcançar os objetivos traçados, gerenciando e posicionando a marca no mercado. A ideia do branding é promover ações para a construção de valores para o público, ajudando assim a fidelizar e prospectar novos clientes.

Autora: Eduarda Ferrari