blog

O fenômeno das réplicas: por que tantas marcas famosas são alvo de falsificações?

Aproveitando o gancho do post de Sexta-Feira no Instagram sobre a história da marca Lacoste, resolvemos trazer um conteúdo sobre falsificação de marcas e produtos, com o fim de alertar e explicar os principais motivos do porque existem tantas falsificações. Já que a marca Lacoste e seus produtos são muito copiados.

A falsificação e a cópia de produtos são problemas enfrentados por muitas marcas de renome. Existem várias razões pelas quais isso ocorre, listamos 5 delas abaixo:

  1. Popularidade e reconhecimento da marca: A Lacoste é uma marca conhecida e amplamente reconhecida em todo o mundo. Isso torna seus produtos alvos atraentes para falsificadores, pois há uma demanda significativa por itens da marca.
  2. Lucratividade: A venda de produtos falsificados pode ser extremamente lucrativa para os infratores. Ao copiar produtos da Lacoste, os falsificadores podem oferecer itens a preços mais baixos, atraindo consumidores em busca de pechinchas. Isso permite que eles lucrem com a venda de produtos falsificados, aproveitando a reputação da marca.
  3. Baixo custo de produção: Os falsificadores muitas vezes operam em locais onde os custos de produção são baixos. Eles podem usar materiais de qualidade inferior e mão de obra barata para fabricar produtos falsos, o que lhes permite reduzir custos e aumentar sua margem de lucro.
  4. Avanços na tecnologia de reprodução: Com os avanços na tecnologia, tornou-se mais fácil para os falsificadores produzirem produtos que se assemelham cada vez mais aos originais. Eles podem usar técnicas de impressão sofisticadas e materiais que imitam a aparência e a qualidade dos produtos autênticos.
  5. Canais de distribuição ilegais: Os produtos falsificados geralmente são vendidos em canais de distribuição ilegais, como mercados de rua, sites não autorizados e redes de comércio eletrônico não regulamentadas. Esses canais oferecem anonimato aos falsificadores e dificultam o rastreamento e a repressão de suas atividades.

Você sabia? De acordo com informações divulgadas pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a Nike é a marca mais falsificada no mundo.

É importante ressaltar que a falsificação é ilegal e prejudica tanto os consumidores, que podem adquirir produtos de qualidade inferior, quanto as marcas legítimas, que perdem receita e reputação. As marcas, como a Lacoste, geralmente tomam medidas legais para combater a falsificação e proteger seus direitos de propriedade intelectual. Além disso, as autoridades governamentais também trabalham para combater a falsificação por meio da implementação de leis e regulamentações mais rígidas.

Recomenda-se sempre adquirir produtos de marcas renomadas em lojas autorizadas e desconfiar de preços muito baixos ou locais de venda não confiáveis.

Quer saber mais? Segue abaixo notícias recentes sobre o assunto:

Amazon afirma que destruiu 6 milhões de produtos falsificados em 2022: Segundo o relatório anual de proteção de marcas do grupo, foi o dobro da quantidade destruída em 2021.” – https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/04/amazon-afirma-que-destruiu-6-milhoes-de-produtos-falsificados-em-2022.shtml

Vendas pela internet representam 35% dos produtos falsificados comprados no Brasil: Comprar produtos falsificados – e ilegais – no Brasil nunca foi tão fácil. Plataformas de e-commerce internacionais têm milhares de anúncios desses itens, da bolsa de luxo ao tênis esportivo. Também é possível entrar em grupos de WhatsApp para trocar informações sobre os produtos e há até vídeos de resenhas deles nas redes sociais.” – https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/405158/vendas-pela-internet-representam-35-dos-produtos-f.htm

CPI da Pirataria aprova relatório final e encerra as atividades: O documento traz recomendações para o combate às atividades ligadas à pirataria e falsificação em São Paulo.” – https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/cpi-da-pirataria-aprova-relatorio-final-e-encerra-as-atividades/

“Como identificar um produto original e uma “réplica”?” – https://blog.reclameaqui.com.br/como-identificar-um-produto-original-e-uma-replica/

Compartilhar Postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Categorias

Posts recentes

Receba nossas notícias

Cadastre-se em nossa newsletter