blog

Você sabe o que é uma Oposição ao registro de marca?

Quando você registra uma marca no INPI, você obtém o direito exclusivo de usá-la em todo o país e de proteger sua integridade.


A Oposição é um ato em que você contesta o pedido de registro de marca de outra pessoa se ela for similar à sua em termos de nome e aparência.
É uma maneira importante de evitar que concorrentes usem marcas que possam confundir os consumidores devido às semelhanças.

Por que a Oposição é relevante para a sua empresa?


Ao apresentar a Oposição, você demonstra ao INPI que, se o registro for concedido à marca do terceiro em questão, pode haver ofensas aos seus direitos como titular da marca, e seus argumentos serão considerados no exame de mérito.


Se você não realizar a Oposição, terá que confiar na decisão do examinador do INPI, o que pode ocasionar na utilização de uma marca semelhante por um concorrente, enfraquecendo sua marca no mercado.


O impacto negativo dessa marca similar pode ser percebido apenas anos depois, quando já não será possível impedir o seu uso.


Ao receber uma oportunidade de fazer uma Oposição, avalie cuidadosamente, pois é uma chance de proteger sua marca e evitar problemas futuros.

Compartilhar Postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Categorias

Posts recentes

Receba nossas notícias

Cadastre-se em nossa newsletter