Hoje, dia 21/10 é comemorado o dia do podcast. Continue a leitura e conheça sobre a história do podcast no mundo!

O que significa podcast?
Podcasting é um metodo de publicação de arquivos multimídia (áudio, vídeo, foto, PPS, etc.) postado online para assistir ao vivo ou gravado para ver a qualquer momento.
A palavra “podcasting “é uma união de iPod (marca do dispositivo multimídia da Apple Inc. , que significa “Personal On Demand“) e de “broadcasting” (que significa radiodifusão). O grupo de arquivos ou ficheiros divulgados por meio de podcasting é conhecido como podcasts. E quem cria um podcast é chamado de podcaster.
Quando surgiu o podcast?
O conceito do podcast é atribuído ao ex-VJ (abreviação de – video jockey – VJ é o nome dado aos artistas que realizam performances visuais em tempo real) da MTV Adam Caril, que criou o primeiro agregador de podcast usando Applescript (sistema operacional da Apple) e disponibilizou o código na internet para que outros programadores conseguissem ajudar ele.
No final de 2004, as redes de mídia britânicas começaram a incorporar o podcasting em suas ofertas de rádio, incluindo as rádios de serviço público: a British Broadcasting Corporation ou BBC (no Reino Unido), a Canadian CBC e a Australian Broadcasting Corporation (ABECÊ), assim como outras emissoras associadas ao Consórcio da Rádio Pública Nacional dos Estados Unidos (NPR) em 2008.
Um marco na expansão do conceito podcast foi o lançamento da versão 4.9 do player de música digital iTunes da Apple, que ampliou o suporte a podcasts. Incluíram uma sessão em sua loja de música dedicada ao serviço de podcast, além de uma atualização para o iPod que trouxe o podcast como categoria para o menu “música”.
Podcast no Brasil
Um dos primeiros podcasts brasileiros surgiu em 2006 no blog do Jovem Nerd chamado Nerdcast criado por Alexandre Ottoni, conhecido como Jovem Nerd e pelo Dave Pazos, conhecido como Azagal. Os episódios são de temas variados, como atualidades, cinema, história, ciência, tecnologia, e até aulas de inglês e finanças, sempre de maneira divertida. Eles Foram pioneiros na introdução de propagandas pagas em seus podcasts (os fãs não gostaram no início). Mas isso, aliado à revolução do streaming, deu início a um grande impulsionamento dos podcasts no Brasil, o que fez surgir cada vez mais produtores de conteúdo nos dias atuais, sendo hoje em dia centenas de podcasts brasileiros.
Uma pesquisa feita pela plataforma Deezer, apontou que o consumo de podcast no Brasil cresceu 67% em 2019 (na pandemia os números cresceram muito, tanto de quem consome os conteúdos como de quem cria os conteúdos feitos no formato podcast).
Podcast e o potencial educativo
Quando este começou a ser utilizado como meio de comunicação e educação. Que foi e esta indo muito além de apenas entretenimento. Novas formas tecnológicas tendem a intervir e alterar a maneira na qual lidamos com o âmbito pessoal, profissional e educativo em nossas vidas.
Com base nas características do podcast e de seu processo de produção, nota-se um potencial educativo que extrapola o ambiente escolar, de maneira dinâmica e veloz, como os tempos atuais demandam.
O podcast pode ser enquadrado tanto em um modo a auxiliar as disciplinas, servindo como material adicional ou complementar, ou até mesmo assumindo formato de material principal.
Hoje, este formato de transmissão é amplamente utilizado por diversas pessoas e empresas em todo o mundo como um meio de comunicação para todos os tipos de assuntos. Considerando que hoje em dia a maioria das pessoas carregam consigo um celular e podem se conectar à internet, por meio de pontos de Wi-Fi gratuitos em locais públicos, o download e o armazenamento de podcasts em dispositivos pessoais fica bem mais prático para o seu consumo.
Autor: Luciana Frustockl Endres | Marketing
Referências: