Código de Ética e de conduta

Palavras da Diretoria

A Brandão Marcas e Patentes é uma empresa que desde a sua fundação se dedica ao empreendedorismo e à inovação nos negócios, tendo sido constituída sob apoio do escritório Brandão & Costa Advogados, atuante na advocacia empresarial e já consolidado há mais de 20 anos nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Certos de que a Propriedade Intelectual é o norte para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e do mundo, decidimos pela atuação nesta área para que pudéssemos contribuir com um ambiente seguro que estimule a criação e desenvolvimento de novas tecnologias.

A proteção aos ativos de Propriedade Intelectual garante uma base forte e sustentável para solidificação de uma economia competitiva, assegurando a propriedade e uso exclusivo ou temporário de suas criações.

Nossa Missão é prover soluções legais, criativas e seguras para a proteção de marcas, patentes, direitos autorais, desenhos industriais, softwares, entre outros ativos de propriedade intelectual no Brasil e no exterior, agregando valor aos nossos clientes.

Este código reforça nosso compromisso com o empreendedorismo e com a inovação, tendo sido desenvolvido para que todos os integrantes da nossa corporação atuem com responsabilidade e comprometimento, devendo sempre agir em conformidade com nossos mais elevados princípios éticos.

Cordialmente,

A Diretoria

NOSSOS PRINCÍPIOS

Cientes de que o mundo enfrenta constantes transformações, nosso objetivo transcende a oferta de serviços de qualidade aos nossos clientes e parceiros, pois, mais do que isso, assumimos a obrigação de garantir que as interações e relações interpessoais dos integrantes da nossa equipe sejam baseadas em princípios éticos, visando sempre atuar com responsabilidade, dignidade, honestidade e boa-fé.

A Brandão Marcas e Patentes, através de seus sócios, diretores, colaboradores (independente do cargo ou posição hierárquica), bem como de todas as pessoas envolvidas na operação como fornecedores, prestadores de serviços e terceiros, se comprometem a cumprir as exigências previstas na legislação aplicável, em respeito aos seguintes princípios:

Confiança: Agir com transparência na comunicação das informações prestadas a seus clientes e parceiros;

Confidencialidade: Agir em completo sigilo quanto ao conteúdo dos documentos, e-mails, dados e segredos comerciais e industriais de seus clientes e parceiros;

Comprometimento: Envidar todos os esforços, total dedicação e empenho visando alcançar o melhor resultado possível para seus clientes e parceiros;

Impessoalidade: Agir com objetividade e imparcialidade nas decisões, priorizando os interesses dos clientes, empresa e parceiros; 

Honestidade: Expressar a verdade, sem omitir informações, comprometendo-se a entregar sempre aquilo que foi prometido;

Lealdade: Ser leal aos clientes e aos objetivos da empresa, transmitindo os seus valores e protegendo sua reputação e imagem face aos consumidores e terceiros;

Legalidade: Agir em conformidade com as normas e tratados internacionais que permeiam a Propriedade Intelectual e as demais leis que regulam os princípios constitucionais brasileiros;

Respeito: Agir com cortesia, respeitando todos os indivíduos e suas decisões, opiniões e posicionamentos;

Responsabilidade: Agir com responsabilidade ao deliberar sobre assuntos legais, pareceres ou qualquer tipo de orientação jurídica, mesmo que eventualmente sejam capazes de frustrar as expectativas do receptor;

Seriedade: Tratar somente de assuntos pertinentes aos casos, visando alcançar os interesses de seus clientes e parceiros;  

Sustentabilidade: Promover uma cultura que preserve o meio ambiente através de processos internos que promovam a sustentabilidade.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão: Prover soluções legais, criativas e seguras para a proteção de marcas, patentes, direitos autorais, desenhos industriais, softwares, entre outros assuntos de propriedade intelectual no Brasil e exterior, agregando valor aos nossos clientes.

Visão: Sermos um escritório referência em soluções atreladas à Propriedade Intelectual, oferecendo como diferencial o respaldo jurídico de décadas em advocacia e negócios, a fim de suprir as mais diversas necessidades de nossos clientes na área empresarial.

Valores:

ÉTICA – Atuar com dignidade, decoro, honestidade e a boa-fé;

EXCELÊNCIA – Pautar-se pela excelência técnica e prestar o melhor serviço;

CELERIDADE – Atender às demandas requeridas com a maior brevidade e aptidão.

CONDUTA CORPORATIVA

Embora este código compreenda grande parte das regras de condutas corporativas que almejamos, nunca conseguirá substituir o bom comportamento dos profissionais envolvidos, muito menos garantir todas as respostas para as situações ocorridas na execução dos serviços prestados por nossos colaboradores.

4.1 CONDUTAS ESPERADAS QUANTO AOS CLIENTES

• Explicar com clareza todos os serviços e as obrigações da empresa nos contratos firmados;

•Alertar e explicitar todos os possíveis riscos envolvidos nos processos administrativos e judiciais para a proteção de ativos de Propriedade Intelectual;

• Prestar um atendimento de excelência, ágil e assertivo, ouvindo e sanando todas as dúvidas pertinentes;

• Tratar com seriedade e respeito todas as reclamações, sugestões, elogios e críticas;

• Contestar e recusar quaisquer tipos de vantagens pessoais indevidas para obtenção de descontos ou regalias no atendimento;

• Respeitar a diversidade de pessoas e posicionamentos, sejam eles culturais, políticos ou religiosos;

• Cumprir adequadamente com todos os prazos e obrigações pertinentes;

• Estabelecer um ambiente que promova o bem-estar de todos, garantindo-lhes segurança e conforto;

• Zelar pela integridade da imagem e reputação dos clientes;

• Pensar e agir de forma que agregue valor aos negócios dos clientes, buscando sempre as melhores soluções;

• Reprimir e repudiar qualquer tipo de comportamentos que envolvam assédio moral ou sexual;

• Fazer o uso correto dos equipamentos e meios de comunicação da empresa, destinando-os somente ao uso profissional;

4.2 CONDUTAS ESPERADAS QUANTO AOS PARCEIROS

• Tratar de forma justa e imparcial a celebração, atuação e rescisão de parcerias;

• Disponibilizar os recursos necessários para uma atuação colaborativa com os parceiros;

• Manter um bom relacionamento, de forma ativa, sempre trazendo melhorias e garantindo um bom andamento nas negociações;

• Tratar dos assuntos de forma clara e didática, facilitando a comunicação;

• Vetar qualquer tipo de informação privilegiada para obter vantagens pessoais ou para terceiros;

• Cumprir com os prazos e deveres da corporação.

4.3 CONDUTAS ESPERADAS QUANTO AO MERCADO E AOS CONCORRENTES

• Contribuir com um mercado livre e competitivo, mas sempre agindo de forma justa, reprimindo a concorrência desleal;

• Entregar serviços que estejam de acordo com as leis que regem a Propriedade Intelectual;

• Contestar e denunciar fraudes e golpes que estejam sendo aplicados por concorrentes ou empresas contra terceiros.;

• Agir com a verdade, sem fazer promessas ou criar vantagens que não existam com o fim de abolir ou restringir a concorrência;

• Respeitar os concorrentes, buscando sempre se destacar de maneira saudável e justa.

4.4 CONDUTAS ESPERADAS EM RELAÇÃO À SOCIEDADE

• Promover projetos que estimulem a criação e a capacitação tecnológica;

• Prestar informações verdadeiras e atuais, contribuindo para um melhor entendimento da importância da Propriedade Intelectual para o mundo;

• Ter responsabilidade na veiculação de informações, reprimindo qualquer tipo de propagação de notícias falsas;

• Não proferir posicionamentos políticos e religiosos em nome da empresa, mantendo-se imparcial em qualquer assunto que envolva credos e crenças;

• Promover soluções sustentáveis para os processos e procedimentos internos, buscando sempre a preservação do meio ambiente;

DA DENÚNCIA EM CASO DE NÃO CUMPRIMENTO

Em caso de não cumprimento destas regras ou havendo qualquer tipo de comportamento que prejudique os envolvidos em qualquer tipo de negociação que diga respeito à Brandão Marcas e Patentes, solicitamos que seja enviado e-mail para contato@brandaomarcas.com.br ou que seja enviada uma mensagem através do nosso formulário de contato.