Domingo, 29/01/2023, as marcas Nike e Tiffany & Co anunciram no Instagram o Co-Branding. O texto da postagem escrito em inglês: “Nike x Tiffany & Co, a legendary pair, coming soon”, passou a ideia de que um novo produto, desenvolvido pelas marcas, será lançado em breve. Seria um par de tênis que mais parece uma joia?! Quase isso!
Até o momento a postagem já engajou mais de 1,3 milhões de pessoas.
Entenda o Co-branding
Trata-se de uma estratégia de marketing que envolve a parceria entre duas marcas de segmentos distintos, visando promovê-las e alcançar um público-alvo em comum.
Ocorre quando duas marcas vislumbram benefícios mútuos ao se unirem, elas podem firmar um acordo de parceria ou de cooperação para formalizar o Co-Branding.
A principal diferença entre o acordo de parceria e o de contrato de prestação de serviços concentra-se no objetivo da relação.
A parceria tem como propósito uma colaboração e o crescimento das duas empresas a partir do desenvolvimento de um produto ou serviço por ambas as partes, ou seja, a finalidade dessa cooperação é a realização de atividades conjuntas de desenvolvimento para o lançamento de um serviço ou produto que contemple as marcas em questão.
Ainda, caso as marcas criem uma nova marca para a parceria, é possível que busquem o registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O depósito poderá ser feito em cotitularidade para que ambas as empresas envolvidas obtenham a exclusividade de uso da marca e possam auferir lucros conjuntamente.
Dados apontam que:
76% das empresas e suas gerências de marketing afirmam que o Co-Branding é essencial para a exportação;
72% das agências de publicidade e de consultoria em marketing afirmam que a direção das empresas exportadoras têm solicitando o serviço de Co-Branding;
71% dos acadêmicos de branding, de marketing e de publicidade o citam o Co-Branding como estratégia em seus trabalhos.
Mas, o que está por vir?
Terça, 31/01/2023, foram disponibilizadas as primeiras imagens on line que confirmaram a próxima versão colaborativa do tênis Air Force 1 (AF1).
Tendo como referência as fotos divulgadas do par, o tênis será em camurça preto com cadarço em corda, na lateral, trará o sinal da Nike em couro natural na cor azul Tiffany. Também, estará presente na língua e no calcanhar a marca da joalheria Tiffany & Co com um enfeite em metal.
O lançamento do novo produto está previsto para a março de 2023 através do aplicativo SNKRS e custará o equivalente a 400 dólares (aproximadamente 2 mil reais).
Além disso, acompanharão o par demais acessórios, que vão desde um apito até uma calçadeira, todos ostentando o símbolo da joalheria Tiffany & Co.
Fontes: @hypebeast e PERI, Paul Capriotti. Branding Corporativo. Fundamentos para la gestión estratégica de la Identidad Corporativa.
Fotos: Nike/Tiffany & Co.
Autora: Juliana Panosso
OAB/RS 125.348B